História da Carvalhelhos

De 1915 a 2015, 100 Anos de Carvalhelhos

Carvalhelhos é uma aldeia barrosã integrada na freguesia de Beça, concelho de Boticas, que assenta na encosta este da serra do Barroso, a cerca de 800 metros de altitude, distando 35 km da cidade de Chaves.

História Carvalhelhos, História Águas de Carvalhelhos, Barrosinha

Aqui brotam aquelas que começaram por ser conhecidas as Águas das Caldas Santas, em prol do seu virtuoso efeito terapêutico, que diz a lenda, terá sido descoberto por uma pastora que nelas lavou seus pés em chagas e ficou curada. Esta pastora, a “Barrosinha”, ficou para sempre ligada à imagem da marca e faz parte do logotipo da empresa.

Passados 100 anos, as suas características mantêm-se inalteradas, demonstrando assim a qualidade e a nobreza dos seus aquíferos. Vários ensaios efetuados, permitem estimar em dezenas de anos o tempo que decorre entre a infiltração da água no solo e a sua emergência à superfície.

1915 - 1948

As origens das águas de Carvalhelhos

Das águas santas de Carvalhelhos diz-se que foram descobertas em 1915, por uma pastora que nelas lavou os pés em chaga e ficou curada. Ganharam fama com um fotógrafo do Porto que chegou à região e documentou a sua própria recuperação. Nessa época, o engarrafamento era feito à mão e a água minero-medicinal era vendida em farmácias.

História Carvalhelhos, História Águas de Carvalhelhos, Origens
1961

Do engarrafamento manual até à produção em série

Em 1961 é instalada uma linha de enchimento automática, considerada a mais moderna do país, com uma capacidade produtiva de 6.000 garrafas por hora. Devido à crescente procura desta água no mercado, várias linhas de enchimento foram instaladas, satisfazendo as necessidades de produção e garantindo a qualidade intocável do produto.

História Carvalhelhos, História Águas de Carvalhelhos, Produção em Série
1975 - 1982

Novo Complexo Industrial

Em 1975 é dado um grande salto qualitativo em termos de instalações industriais, tendo sido construído um complexo industrial, com uma área coberta de aproximadamente 15.000 m², que ainda hoje é uma referência no setor. Nos 7 anos seguintes, a capacidade produtiva da empresa evoluiu significativamente para 33.000 garrafas/hora, e mais tarde para as 40.000 garrafas/hora.

1989 - 1995

O surgimento do plástico e as renovadas linhas de Vidro

Em 1989, depois de várias experiências com diferentes soluções, a empresa foi pioneira a introduzir em Portugal as embalagens de plástico em PET, de elevada qualidade, à qual o mercado só aderiu dez anos mais tarde.

Em 1995, no âmbito de uma estratégia orientada para o meio ambiente, a empresa renova as suas linhas de vidro, instalando uma nova linha de alta cadência e elevada performance, substituindo simultaneamente todo o seu parque de vasilhame.

História Carvalhelhos, História Águas de Carvalhelhos, Renovação Linha Vidro
2000

A qualidade Carvalhelhos

Em 2000, a empresa implementa o sistema de gestão da qualidade, certificado pela APCER, ao abrigo das normas ISO 9002, tendo sido adaptado à norma ISO 9001 em 2003 e posteriormente atualizado às diversas revisões desta norma internacional.

História Carvalhelhos, História Águas de Carvalhelhos, Certificação
2002

Comercialização direta em Lisboa

Em 2002 inicializou-se a comercialização dos produtos Carvalhelhos de forma direta em Lisboa, com staff próprio de armazém e de vendedores.

2004

As novas tendências do mercado

Em 2004, a empresa desenvolve um conjunto de produtos inovadores, seguindo as tendências de mercado da época, surge a Carvalhelhos Limão. Estes produtos foram sendo ajustados às expectativas dos consumidores.

História Carvalhelhos, História Águas de Carvalhelhos, Novas Tendências
2011

Evolução Tecnológica

Em 2011 houve uma nova evolução tecnológica implementando um ERP na gama PHC Enterprise para substituição da plataforma tecnológica existente, com arquitetura e génese de 1989;

2015

100 Anos Carvalhelhos

2015 é o ano de centenário e da nova identidade corporativa da Carvalhelhos – novo logo, logo dos 100 anos e nova imagem dos rótulos.