As nascentes

Descubra os nossos recursos hídricos!

A Água de Carvalhelhos brota naturalmente na serra do Barroso, na localidade de Carvalhelhos, no Norte de Portugal, na montanha, em meio ambiente preservado. Foi neste local que em meados do Sec. XIX, foram descobertas umas águas com propriedades medicinais. A existência das suas fontes, batizadas de Lucy e Stella, em homenagem às filhas do fundador da empresa, são conhecidas há mais de 150 anos.

Admite-se hoje que as termas das Caldas Santas de Carvalhelhos já fossem conhecidas antes dos romanos, como o comprovou a descoberta, nos anos 50, do Castro de Carvalhelhos ou “Castelo os Mouros”, como também é designado, pelas escavações realizadas por Santos Júnior e pela sua equipa.

nascentes-frame

A captação da nossa água ocorre nessas duas nascentes tradicionais de água mineral, a 750-800 metros de altitude, mas também em um poço vertical de água mineral, muito acima do nível médio do mar.

Principais Características do nosso Aquífero:

  • Composição Geológica: granitos e xistos;
  • Tipo de Aquífero: fraturado, composto por “blocos” e “fraturas”;
  • Fluxo de Águas Subterrâneas: profundidade em rochas graníticas fraturadas, provavelmente, também em xistos;
  • Parâmetros hidráulicos: transmissividade na faixa de 70-100 metros2/dia e permeabilidade média na faixa de 60-70 metros/dia;
  • Proteção do recurso água: totalmente assegurada por três razões principais: excelentes condições ambientais verificadas em áreas de recarga, circulação e descarga; a companhia é o proprietário dos terrenos envolvidos com as áreas de descarga; não há fontes de contaminação na área, incluindo corpos d’água superficiais.

Mineralização das
nossas águas

12
Mg 24.305

Magnésio

É um mineral importante na síntese de proteínas, no transporte de energia e no funcionamento diário do sistema nervoso.

20
Ca 40.078

Cálcio

Este mineral é fundamental para o crescimento e manutenção de quase todas as funções desempenhadas pelas células.

14
Si 28.086

Sílica

Este mineral atenua os riscos de orteoporose e doença cardíaca.

Mg - Magnésio Ca - Cálcio Si - Sílica

Das águas de Carvalhelhos

Das Águas Santas de Carvalhelhos diz-se que foram descobertas em 1915, por uma pastora que nelas lavou os pés em chaga e ficou curada. Ganharam fama com um fotógrafo do Porto que chegou à região e documentou a sua própria recuperação. Passados 100 anos, as caraterísticas medicinais das águas de Carvalhelhos mantêm-se inalteradas, demonstrando a qualidade e a nobreza dos seus aquíferos.

Mint Mint Mint Mint Mint Mint Mint